Empresa . CAIS DE SóLIDOS
Trata-se de um cais com 112m de comprimento (LOA) fundado a -9m (ZH).
Pode receber navios até 200m a calar (DRAFT) 10m e boca (BEAM) até 32m.
Navios maiores serão analisados caso a caso.
Aparelhos de elevação
O cais de Sólidos é dotado de duas gruas:
- Mague de 16 toneladas a 32 m, sobre carris
- Gottwald de 25 toneladas a 28 m sobre rodas
Em conjunto podem obter médias de 600 toneladas horas em cereais e agroalimentares em geral e 800 toneladas horas em clinquer ou similar.
Toldas
Para trabalhar com as gruas o cais dispoem de três toldas:
tolda sobre carris que alimenta directamente o sistema de transportadores até aos armazéns
tolda para descarga directa sobre camião no cais
tolda para descarga de produtos pulvurulentos tipo cimento, completamente despoeirada com duas mangas para descarga sobre camiões cisterna, mas podendo também alimentar o sistema de transportadores.
Transportadores
As descargas na Sapec Terminais Portuários podem fazer-se directamente para os armazéns utilizando um sistema de cintas transportadoras que levam o produto do cais para esses armazéns ou possibilitando também a carga directa de camiões e vagões, quando colocados debaixo de um silo de carga.
Intercalado no sistema de transportadores existe uma báscula de pesagem electrónica Mollen (pesagem descontinua por balançadas).
Silo Esférico
O cais dispõe também de uma armazenagem de 4600m3, num silo esférico para produtos pulvurulentos, tipo cimento (+/-5 000 toneladas), a sua carga faz-se por compressão, utilizando tubagens que conduzem o produto até à parte superior do silo. A retirada do silo faz-se por sem fim e elevador que conduz o produto até uma manga de carga que serve de enchimento à viatura, que se posiciona em cima de prato de uma báscula.
Todo o sistema é despoeirado quer no carregamento do silo, quer na carga das viaturas.
Báscula Rodoviária
Para além da báscula rodoviária que está integrada no sistema de carga a partir do silo esférico, o cais possui ainda outra báscula rodoviária para pesagem electrónica dos camiões, que carregam/descarregam no cais, com uma capacidade até 80 toneladas.